NOSSA ESCOLA




INDETIFICAÇÃO:

NOME: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CARLOS CHAGAS

RUA: DOM DANIEL HOSTIN, 2409

MUNICÍPO: PIRATUBA 

ESTADO: SANTA              CATARINA    



CEP: 89667-000

FONE/FAX: 49-35580097

E-MAIL: eebcarloschagas@hotmail.com 

  -->
HISTÓRICO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CARLOS CHAGAS

A primeira escola da colônia do Rio do Peixe foi criada em 09 de julho de 1.914, pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, de rito alemão. Os fundadores dessa Sociedade Escolar foram os seguintes: Carlos Zimermann, Wilhem Rogge, Felipe Kraemer, Ernesto W. Bohm, Max Dobbrunz, Carlos Kaghofer, Otto Deiss, Jacó Carlos Lorenz, José Ries, Dr. Weymann, Ernesto Kopp, Pedro Geib, Max Beskov, Carl Wenzel, Leopoldo kº Freitag, Bertoldo Muller, Agusto Hoffmann, Friedrich Wilhem Laske, Henrique Muller e Bruno Carlos Muller. O primeiro Professor da Escola Comunitária, o Senhor Friedrich Wilhem Laske.

De 1.930, no governo do Dr. Nereu Ramos foi criada a Escola Pública Estadual. Fazendo assim existir duas escolas para atender as crianças da Vila de Piratuba. Então, em 14 de novembro de 1946, o governo unificou-as, criando um Grupo Escolar. Este, por sua vez, foi denominado Carlos Chagas.

Em 15 de fevereiro de 1.951 na sede deste grupo começou a funcionar com 21 alunos, o Curso Normal Regional “Professor Francisco Honorato Cidade”.

O prédio onde hoje funciona a atual Escola de Educação Básica “Carlos Chagas” foi inaugurado no dia 28 de julho de 1.954, na época, ainda denominada Grupo Escolar.

No ano de 1.963, houve a transformação do Curso Normal Regional “Professor Francisco Honorato Cidade” para Ginásio Normal “Francisco Honorato Cidade”.

Em 17 de Fevereiro de 1.971, o Grupo Escolar “Carlos Chagas” foi transformado em Escola Básica “Carlos Chagas” com turmas de 1ª a 8ª Séries do primeiro grau.

Em 05 de março de 1.987, a Escola Básica “Carlos Chagas”, transformou-se em Colégio Estadual “Carlos Chagas”.

A denominação “Carlos Chagas” homenageia o Professor “Carlos Chagas”, que nasceu na cidade de Oliveira – MG, em 25 de maio de 1.879 e faleceu aos 55 anos, no dia 09 de novembro de 1.934. Formado em Medicina no Rio de Janeiro, no ano de 1903, foi o descobridor do “Trypanozoma Cruzi”, causador da doença de Chagas. A vida de “Carlos Chagas” foi sempre voltada à ciência, embora curta, foi Ele um exemplo do saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário